Diabetes e Covid-19, qual o risco?

Muitos pacientes tem me procurado pelo medo por serem diabéticos diante dessa pandemia do coronavírus e também pelo receio de estarem com o seu acompanhamento prejudicado nesse momento.

Devido a isso acho importante alguns esclarecimentos para auxiliar nesse período:

Todo diabético está em risco?

Não. Pessoas com diabetes bem controlado em geral apresentam resposta imune preservada, porém sempre deve ser considerado um paciente que merece maior atenção!

Então, quem estaria sob maior risco?

*️Diabetes de longa evolução (muitos anos de doença)

*️Pacientes que não estão com o tratamento adequado, que não estão com a sua doença compensada

*️Pessoas que além do Diabetes possuem outras comorbidades (hipertensão, tabagismo, doenças pulmonares)

*️Diabéticos acima dos 60 anos

*️Diabéticos que já apresentam complicações (Doenças da retina, disfunção renal ou vascular)

Diabetes tipo 1 tem maior risco que o Diabetes tipo 2?

Não. O risco segue de acordo com o descrito acima, quanto melhor o controle glicêmico, melhor estará a imunidade, independente do seu tipo de diabetes.

Quanto aos pacientes que usam insumos pelo governo, as receitas especiais (LMEs) estão com renovação automática para os pacientes que teriam vencimentos nos meses de Março, Abril e Maio, evitando que fiquem sem suas medicações.

Portanto, lembrem-se: o controle de sua glicemia é o que mais importa nesse momento!

Cuide de sua alimentação e de sua hidratação, aplique/tome suas medicações regularmente e qualquer dúvida tente contato com seu médico.

E atenção ao cuidado com as suas emoções, ansiedade e estresse atrapalham o controle glicêmico.

Fico a disposição para o que precisarem nesse momento, permaneçam em seus lares e sigam todas as orientações de higiene recomendadas!