Vacina da Gripe, devo tomar?

Vamos esclarecer as principais dúvidas que andei recebendo a respeito da Vacina da Gripe durante o período da pandemia. Coloquei algumas delas abaixo: Vacina da Gripe protege contra o Coronavírus? N Ã O! Então, porque é tão importante tomar essa vacina? O vírus da gripe ainda é responsável por muitas mortes na população, muitas complicações respiratórias graves com necessidade de internação e também gera sintomas semelhantes ao do Coronavírus, portanto, a vacina da gripe auxi

Diabetes e Covid-19, qual o risco?

Muitos pacientes tem me procurado pelo medo por serem diabéticos diante dessa pandemia do coronavírus e também pelo receio de estarem com o seu acompanhamento prejudicado nesse momento. Devido a isso acho importante alguns esclarecimentos para auxiliar nesse período: Todo diabético está em risco? Não. Pessoas com diabetes bem controlado em geral apresentam resposta imune preservada, porém sempre deve ser considerado um paciente que merece maior atenção! Então, quem estaria so

Obesidade e Covid - 19, existe relação?

Não é a primeira vez que a relação entre obesidade e infecções virais é discutida. Durante a #pandemia do H1N1 em 2009 já houve essa associação da doença de maior gravidade nesses pacientes. Vem entender um pouquinho no que essa possível relação se baseia: Obesidade é doença crônica: Sabemos que a #obesidade é um estado de inflamação crônica o que favorece o surgimento de diversas outras doenças, muito subdiagnosticadas, como: #hipertensão, #diabetes, #tumores ou #doençascard