top of page
Buscar
  • Foto do escritordrathamaraendocrino

Diabetes tipo MODY

venha entender melhor esse tipo de diabetes

A diabetes mellitus (DM) define um conjunto de patologias caraterizadas por aumento do açúcar no sangue por defeito na secreção ou na ação da insulina.

O diabetes monogênico tem origem em mutações num único gene que regula a secreção da insulina, suspeita-se que 1-2% do total dos doentes com diabetes e 1-4% das crianças e adolescentes com diabetes tenham MODY, muitas vezes diagnosticado como outro tipo.


Maturity onset diabetes of the young (MODY) define um grupo heterogêneo de alterações monogênicas que condicionam disfunção das células β, que são as células pancreáticas produtoras de insulina.


É o mais frequente entre os diabetes monogénicos, embora seja subdiagnosticado e careça de estudos populacionais para melhor caracterização.


Já foram descritos ao menos 11 subtipos de MODY. Os mais comuns são:

MODY 1 - mutação no gene HNF4A

MODY 2 - mutação no gene da glucoquinase

MODY 3 - mutação no gene HNF1A

MODY 4 - mutação no gene IPF1

MODY 5 - mutação no gene HNF1B

MODY 6 - mutação no gene NEUROD1


História familiar de diabetes de qualquer tipo, início dos sintomas entre a segunda e a quinta décadas de vida, terapêutica com insulina dispensável ao controle metabólico, ausência de fenótipo sugestivo de insulinorresistência e de autoimunidade para a célula β suportam o diagnóstico de MODY. Além disso algumas alterações em exames de sangue e de imagem (como mal formações em pâncreas e rins) aumentam a suspeição desses quadros.


O diagnóstico diferencial com a DM tipo 1 e tipo 2 e a identificação do subtipo de MODY impõe-se pelo padrão de hereditariedade, heterogeneidade clínica e especificidade do tratamento.


O diagnóstico ideal é feito com análise genética mas como isso nem sempre é disponível tentamos enquadrar o paciente de acordo com suas características clínicas.


O tratamento pode variar com indicação do uso de insulina ou de medicamentos.


Se você tem Diabetes, busque acompanhar com um Endocrinologista para um diagnóstico adequado.











26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page