Buscar
  • drathamaraendocrino

Tireoide - você sabe que glândula é essa?

Atualizado: 22 de Abr de 2020

A tireoide é um dos maiores órgãos endócrinos do corpo. Com formato semelhante a uma borboleta, composta por dois lobos e um istmo que os conecta, pesa cerca de 15 a 20g e fica localizada na região anterior do pescoço.


Sua principal função consiste na síntese e no armazenamento dos seus hormônios (T3, T4 e, em menor quantidade, calcitonina). Tal síntese é controlada pelo eixo hipotalâmico - hipofisário - tireoideano, de acordo com a sua própria produção hormonal.


Os hormônios tireoideanos são muito importantes na manutenção da homeostasia e na regulação do consumo de energia. Seus efeitos fisiológicos, que são mediados em múltiplos órgãos (coração, ossos, fígado, cérebro..), consistem, principalmente, em estimular o metabolismo e a atividade das células.


Quando existe alguma anormalidade na função tireoideana pode ocorrer alteração nessa homeostase do organismo, podendo gerar manifestações clínicas que comprometem a qualidade de vida.





#endocrinothamarabatistella #tireoide #hipotireoidismo #endocrinologia #hipertireoidismo #hormonios #endocrinologia #saude #endocrinologiaemdia #endocrinologiaemetabologia

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo