Hipertireoidismo - o que é isso?

Atualizado: 5 de mai. de 2020

O hipertireoidismo é quando a tireoide produz muito hormônio #tireoidiano. Se não tratado, pode levar a outros problemas de #saúde. Quais as consequências? - Batimentos cardíacos acelerados e irregulares, insuficiência cardíaca - Osteoporose - Sensação de calor e aumento da transpiração - Fraqueza muscular, cansaço, fadiga

- Mãos trêmulas - Perda de peso com perda de massa muscular - Diarreia ou evacuações frequentes - Irritabilidade e ansiedade - Problemas oculares, como irritação ou dor - Irregularidade menstrual - Infertilidade

- Insônia Quem tem maior risco? Histórico de pessoas com a doença de graves na família

Mulheres entre 20 e 40 anos, mas homens também podem ter O que causa? #doencadegraves é a causa mais comum. É quando o sistema imune ataca a #tireoide provocando seu aumento e estimulando a produção excessiva de #hormôniostireoidianos. Esse tipo também pode fazer “inchaço” atrás dos olhos, que provoca protrusão do globo ocular.

Outras causas: Nódulos tireoidianos produtores Tireoidite subaguda Tiroidite linfocítica Tireoidite pós-parto Como é diagnosticado? - Exame físico detalhado - Exames de sangue para avaliar níveis hormonais: geralmente T4 e T3 estão elevados e o nível de TSH baixo - Para determinar o tipo de hipertireoidismo pode ser necessária cintilografia (avalia o grau de captação de iodo radioativo) e uma ecografia para ver forma, tamanho e se existem nódulos Como tratar? Depende da causa, da idade, da condição física do paciente e da gravidade. Pode incluir: - Medicamentos antitireoidianos: diminuem a quantidade de hormônio produzido, podem curar ou manter em remissão - Iodo radioativo: geralmente cura a doença, mas pode levar à sua destruição permanente levando a um Hipotireoidismo (tem post dele aqui) - Cirurgia: Remoção da tireoide (tireoidectomia), outra solução permanente, mas sempre que possível evitada, por causa do risco de danos às glândulas paratireoides e aos nervos da laringe (cordas vocais) - Beta-bloqueadores: controlam sintomas graves, como freqüência cardíaca acelerada, tremores e ansiedade Toda terapia têm riscos. O #endocrinologista verá a melhor opção de tratamento para você!